Elaboração do vinho

25-03-2025

A definição mais simples do vinho, descreve-o como «sumo de uva fermentado». Porém, algo tão elementar não nos dá uma ideia justa acerca da complexidade dos muitos processos e subtilezas que se devem levar a cabo para obter a riqueza de variedades e características que, cada vez mais, os vinhos oferecem.
O primeiro fator que afeta o vinho é a natureza do subsolo em que está implantada a vinha, consoante os oligoelementos que a videira absorve da terra através das suas raízes. Subsolos pobres originam com frequência grandes vinhos, enquanto outros mais ricos produzem néctares menos finos.
Em segundo lugar, tem influência a zona climática em que se situa o cultivo, tendo presente que as franjas climáticas entre os 30 e os 50 graus de latitude, tanto a norte como sul do equador, são as mais propícias para o efeito. Porém há que contar também com a existência de microclimas dentro de cada clima genérico.
Em terceiro lugar, está o tipo de vinhedo escolhido. São diversas as espécies de videira no mundo mas só a vitis vinifera europeia é adequada para fazer vinho; ora bem, dentro desta espécie é possível encontrar mais de uma centena de variedades - cujos nomes muitas vezes mudam segundo os países - e cada uma das quais se revela mais capaz para uns tipos de subsolo em detrimento de outros: Chardonnay (champanhes, borgonhas brancos), Sémillon (sauternes) Riesling (alsácias, Reno) Sauvignon (Bordéus brancos), Gewurztraminer...são algumas das cepas de uva branca mais prestigiadas do mundo. Cabernet Sauvignon (Bordéus tintos), Pinot Noir (borgonhas tintos), Gamay (beaujolais), Merlot (Bordéus tintos), Tempranillo (rojas), Palomino (xerez), Garnacha (châteuneuf-du-Pape, rosés de Navarra e Aragão)...são algumas das mais conhecidas uvas pretas para vinhos tintos e rosé.
Também é importante a idade de cada cepa (antigamente podiam ultrapassar os 100 anos; atualmente não conseguem passar dos 40) com diferentes resultados segundo os casos.
Em quarto, lugar é um fator determinante a climatologia local que, em cada ano - em consequência das chuvas, do granizo, do gelo, das horas de sol, etc. - fará com que a quantidade da colheita tenha aspeto diferente, com especial incidência no ponto de açúcar dos bagos. Não Existem dúvidas de que as técnicas agrícolas utilizadas e a habilidade de cada produtor também têm influência.

Contacto

E-mail: telmofarinha@outlook.pt
Número de telefone: 968092418

Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora